Cultura Japonesa - Estilo Harajuku

Por: | 02:30 Deixe um comentário
Harajuku (原宿, Harajuku?) é o nome popular para a área ao redor da Estação Harajuku, na Linha Yamanote do Município de Shibuya em Tokyo, Japão.Originalmente Harajuku faz referência a um bairro no Japão que se tornou famoso nos anos 90 devido ao número de artistas de rua e jovens com roupas extravagantes. Hoje Harajuku faz referência não só ao bairro japonês, mas a um estilo de moda e cultura.


São diversos estilos, misturando-os e criando novas proporções, tendências e estilos.
Apesar de expressarem um estilo único e de produzirem seus próprios looks, os que freqüentam Harajuku se dividem em várias tribos. Cada tribo tem a sua ideologia e suas características, que são reveladas através das meninas pelas roupas, acessórios e expressão corporal. As regras principais desse estilo e suas variações são: usar roupas de segunda mão, customizá-las, criando um estilo pessoal, e investir na  maquiagem e cabelos criativos. Vale arrumá-los e pintá-los de forma extravagante.
Harajuku é um estilo de se vestir japonês e tem outros subtipos ou variações como o Gothic Lolitas, assim como os Decoras, Cosplay, entre outros.


Algumas tribos que compõe o Harajuku são:


Lolitas:


O estilo é bastante popular. São meninas-bonecas, com olhar de “Lolita” em um mundo mais duro e triste. As roupas são super trabalhadas com muito frufru, laços, babados, rendas. Os acessórios são corselet, pequenos chapéus, luvas e guarda-chuva. São meninas de aparência meiga. A cor predominante é rosa.

Gothic Lolitas:



Estilo inspirado no movimento Gótico e no Vitoriano. A cor predominante deste estilo é o preto. As formas são amplas, e as roupas são ricas em detalhes. O olhar das Gothic Lolitas é sério e aparência melancólica.

Decora:


Estilo que é visto por grande maioria das Harajuku Girls. Consiste em roupas e acessórios super coloridos da cabeça ao dedo do pé. A roupa é simples, e os acessórios incluem muitos brinquedos, bijuterias de plásticos e penduricalhos que fazem barulhos quando elas se movimentam. É o melhor estilho para expressar o “yourself”. É erroneamente chamado de estilo FRUITS, este que é apenas o nome da revista com imagens das tribos urbanas de Tokyo.


Kogal ou Gyaru:


O estilo tenta imitar a boneca Barbie. As meninas são super bronzeadas, com cabelos loiríssimos, um estilo meio Miami e olhos bem marcados por maquiagem (geralmente usam lápis branco, para aumentar o tamanho dos olhos e parecer ocidentais). Abusam nas unhas postiças e nas lentes de contato coloridas.
Vivem sorrindo e adoram fazer poses para as câmeras.


Yamambas:



Estilo over, versão exagerada das Gayaru. Usam muitas estampas coloridas, especialmente as florais, pois se inspiram no surf da Califórnia. Maquiagem com boca e olhos brancos, imitando filtro solar dos surfistas. Cabelos e cílios enormes. Peles bronzeadas, quase negras. A inspiração deste estilo vem das divas Americanas.

Kireime
:



As Kireimes tem peles claras e macias, são garotas comportadas que adoram maquiagem em tons pastéis, calça skinny, e botas. Adoram as marcas caras, principalmente a Prada, Gucci, Fendi e Louis Vuitton.

Mori:


Mori em japonês significa “floresta” e uma menina Mori é uma garota que parece que vive entre cedros e pinheiros. Ela é uma mistura de Marie Antoinette, com um pouquinho da Alice no País das Maravilhas e Chapéuzinho Vermelho.
Um toque rústico pop com a sofisticação de texturas e artesanatos, é a combinação perfeita para novo estilo, que resgata memórias e a simplicidade, sem deixar de ser kawaii!

 
Cosplay:


Cosplay é o nome dado à prática de se vestir como personagens de animes, games e integrantes de bandas. Esse é o estilo mais conhecido e praticado no Brasil.


Bom, em outros posts falo mais sobre cultura Japonesa! ;D Bjss.
Se gostou Compartilha. o/

Fonte: http://gwsmag.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!