Tudo sobre Alargador de Orelha

Por: | 20:11 5 comentários
Foi-se o tempo em que alargadores de orelha eram algo incomum, algo marginalizado pelo senso comum e de moda. Claro que há pessoas que usam ‘peças’ realmente grandes e que podem vir a causar espanto aos poucos conservadores das novas gerações que possam aparecer para fazer críticas.

O que é um alargador de orelha:
 

Um alargador de orelha, ou ‘Alargador de Lóbulo’, é uma Body Modification (modificação corporal) que consiste em aumentar a perfuração do lóbulos das orelhas e depois de determinada dimensão, o tamanho do próprio lóbulo tende a aumentar.



Qual a origem do alargador de orelha:
 

O uso do alargador de orelha pode ter começado no antigo Egito antes mesmo da criação da escrita. Tribos indígenas acreditam que os alargadores de orelha melhoram sua audição e também os usam como adorno ou símbolo de virilidade. Waurá, Caiapós e Botocudos são algumas das tribos ainda existentes no Brasil que fazem uso das peças.




Como é feita a colocação de um alargador de orelha:

Existem dois métodos para alargar as orelhas: Por Pinos de Inserção e por Scalp.
Para começar a alargar as orelhas com pinos de inserção você precisa ter as orelhas furadas, mas não é em qualquer furo de brinco que você poderá colocar um alargador, os furos devem ser bem no meio do lóbulo, bem no centro para que caso você venha a querer ter 25mm em cada orelha não haja o risco de romper os lóbulos. Por essa razão, às vezes mesmo quem já tem furos nas orelhas e busca um profissional para colocar Alargadores de orelha pode acabar precisando furá-las novamente.
Feito o furo, passamos por ele um Pino de Inserção, que são pinos de aço cirúrgico em forma cônica que são vendidos em kits com peças que vão desde os 2mm até 20mm. O trabalho dos pinos de inserção é basicamente forçar a dilatação da pele,por isso a forma cônica, além disso a forma facilita no caso da necessidade do uso de vários pinos em sequência.

Tambem Scalp, que consiste em fazer um corte ou remover uma pequena secção de pela com um bisturi para em seguida passar um pino de inserção e fazer a colocação do alargador. Uma praticidade do Scalp com relação aos pinos de inserção está na dimensão que pode ser alcançada de uma única vez, pois com o corte a dor e a tensão são menores na orelha, podendo-se colocar de uma só vez até uma peça de mais de 10mm.


Tanto o Pino de Inserção quanto o Scalp são sozinhos ou em conjunto, bons métodos para começar a alargar suas orelhas ou para fazer aquele ‘aumento de rotina’ mas há também ótimos meios de alargar suas orelhas sem precisar ir até um profissional e sem precisar agredir seus lóbulos e passar pelos vários cuidados necessários para a recuperação pós alargamento. Estes métodos exigem apenas paciência e dedicação e alguns materiais específicos.
Pouco usado mas não menos importante, temos o DermalPunch como um terceiro meio de aumentar os lóbulos. Por meio de um utensílio cirúrgico usado para fazer biópsias, uma ‘fatia’ circular é removida do lóbulo, permitindo assim a colocação do alargador.



Como cuidar de um alargador novo:

Depois de colocar um alargador, claro que você terá que cuidar das suas novas orelhas com limpezas feitas três vezes ao dia com água, soro fisiológico e spray antisséptico. Girar as jóias durante a limpeza é algo bom para evitar que o tecido morto e as secreções do furo grudem a jóia no mesmo. Siga a dieta passada pelo profissional e evite o contato com água do mar, piscina e hidromassagem. Tomar um bom anti-inflamatório pode ser uma boa pedida também.

Sobre alargar as orelhas em casa:

É comum os adolescentes tentarem aumentar seus lóbulos em casa com o uso de tubos de caneta e o que houver à mão, mas os organismos não são iguais e por isso recomendo sempre que um profissional seja procurado para alargar as orelhas por um dos métodos descritos acima, evitando assim quelóides e outras complicações que uma infecção no lóbulo pode trazer.

Mesmo assim, há formas de aumentar suas orelhas em casa sem correr estes riscos desnecessários, basta ser paciente.

Pesos:

É o melhor método para quem quer aumentar as orelhas sem ter que bater cartão nos estúdios de tatuagem. Coloque um Captive circular de grosso calibre no meio do seu alargador e deixe a gravidade agir, mas evite exageros que possam causar diferenças de tamanho nos seus lóbulos.

Fita Veda-rosca:
 

A fita usada em encanamentos tem sido muito usada para aumentar as dimensões da jóia sem agredir a pele. É um método interessante, pois a fita veda-rosca não tem cola, o que reduz o risco de alergias e inflamações como ocorre com quem usa Fita Isolante.

Fita de Bondage:
 

É a nova onda nos EUA, trata-se de uma fita vendida em Sex Shop que não necessita de cola mas que é altamente aderente a própria superfície, ou seja, ela só gruda em si mesma e por ter uma espessura maior que a da fita Veda-rosca tem a praticidade de dar um aumento mais uniforme ao alargador.

Como voltar a ter orelhas normais depois de ter alargadores:
 

Orelhas com no máximo 10mm fecham com o tempo sem o Alargador, já os maiores só por meio de um processo cirúrgico conhecido como Reconstrução de Lóbulo que se pode voltar a ter orelhas ‘normais’ novamente, digo ‘normais’ porque os lóbulos não voltam a ser exatamente como eram antes de iniciar o processo de alargamento. Feita por um cirurgião plástico, a reconstrução consiste em remover o excesso de pele e o tecido interno do furo (tecido morto), e com pontos cirúrgicos juntar as partes, dando assim um aspecto quase normal aos lóbulos:


A reconstrução de lóbulo tem um custo elevado, por ser uma cirurgia estética pode ter seu custo superior a R$500 por lóbulo, mas hoje em dia pode ser feita pelo SUS após longa e minuciosa avaliação. O resultado é o mesmo de se feita em clínicas particulares.

5 comentários: Deixe o seu comentário

  1. gostei muito do blog me ajudo muito..
    vou estár sempre acompanhando...
    Parabéns continue assim ^^

    ResponderExcluir
  2. Quantos mm tem o seu alargador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um lado tem 10mm, o outro 6mm.
      Não arrisquei a sair do 10mm enquanto não tiver uma profissão fixa, existe muito preconceito infelizmente.

      Excluir
  3. eu tenhu diabete tipo 2 ,

    será que eu posso colocar alargador e depois fexar normal ??

    eu queria colocar 8mm em cada ;X

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!